Site atualizado domingo, 13 de fevereiro de 2011

IV Encontro da ANPPAS - junho de 2008 - Brasília-DF --- Seja Benvindo!!

O Evento
  O Local
  Belém
  Programacao Geral
  Datas Importantes
  Submissao de Trabalhos
  Conferência
  Mesas Redondas
  Sessões Temáticas
  Lançamento de Livros
  Mostra de Vídeos
  Comitê Científico
  Comissão Organizadora

Clique aqui para acessar o sistema de inscrição e submissão

II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte

Sessões Temáticas

Centro de Convencões Benedito Nunes  - Universidade Federal do Pará
Belém, Pará, Brasil
Dezembro de 2010

XSHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo - Recife - Outubro de 2008 !!!

ST01 - Planejamento, processos decisórios e estruturas institucionais
Coordenação:  Carlos Vainer (IPUR/UFRJ) e Luiz Novoa (UFRO)

Acesse a programação de apresentação de trabalhos

Concepção, planejamento, implantação e operacionalização de barragens. Dimensões sociais, políticas e econômicas dos processos decisórios, estruturas organizacionais e estratégicas das empresas. Comunicação Social e Marketing dos projetos. Audiências públicas. Relação entre escalas nacional e escalas regional e local. Relação Estado-Mercado. Parceria público-privada.

ST02 - Conflitos sociais e organização das populações atingidas
Coordenação:  Henri Acserald (IPPUR/UFRJ) e Andréa Zhouri (UFMG)

Acesse a programação de apresentação de trabalhos

Contexto nacional, regional e/ou local dos conflitos sociais. Origens e formas de expressão dos conflitos. Lideranças, organização e forma de lutas dos atingidos. Estratégias e formas de ação das empresas. Agentes sociais envolvidos no conflito.  Padrões de legitimação e representações do conflito entre atingidos, empresas e demais agentes envolvidos. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Apropriação, controle e uso da água e da terra. Lugar e papel de partidos políticos, sindicatos e ONGs de apoio.

ST03 - Populações indígenas e remanescentes de quilombos
Coordenação: Guiomar Germani (UFBA) e Antonio Carlos Magalhães (Humanitas)

Acesse a programação de apresentação de trabalhos

Identidades e conflitos. Apropriação, controle e uso dos territórios. Deslocamentos forçados e seus impactos. Destruição das bases físicas e simbólicas da reprodução social. Lugar e papel da FUNAI. Lugar e papel das organizações indígenas e de ONGs de apoio. O confronto entre tradicionalismo e modernidade como representação de projeto.

ST04 - Experiências de reassentamento, reparação e compensação.
Coordenação: Sônia Magalhães (UFPA) e Maria Jose Reis (UFSC)

Acesse a programação de apresentação de trabalhos

Diferentes formas de reparação e compensação. Indenização, terra por terra, reassentamento. Carta de Crédito e reassentamento coletivo. Processos de negociação. Organização coletiva reassentamento. Deslocamento compulsório, ruptura e recomposição de laços e redes sociais. Deslocamento e reassentamentos de populações urbanas.

ST05 - Desenvolvimento Regional
Coordenação: Maria Rosa Catullo (Universidade Nacional de La Plata, Argentina) e Rodrigo Peixoto (MPEG)

Acesse a programação de apresentação de trabalhos

Circuitos econômicos locais e regionais antes, durante e após a implantação da barragem. A nova economia regional e local. Emprego e desemprego. Compensações financeiras e royalties. Os planos diretores e as estratégias de inserção regional/local das empresas.

ST06 - Cultura, memória e imaginário
Coordenação: Diana Antonaz (UFPA), German Palacios ( Univerdad Nacional Colômbia ) e Flávia Galizoni (UFMG)

Acesse a programação de apresentação de trabalhos

Mudanças e permanências no processo de implantação e operacionalização da barragem. Representações sociais da água e do território. Identidade Coletiva. Paisagem e memória. O “patrimônio cultural” institucionalmente reconhecido e as memórias e representações coletivas. Religiosidade, identidade e resistência.

ST07 - Impactos territoriais e ambientais
Coordenação: Franklin Rothman (UFV), Célio Bermann (USP) e Nírvia Ravena (UNAMA – NAEA/UFPA)

Acesse a programação de apresentação de trabalhos

Impactos sociais e ambientais de barragens. Avaliação de impactos: EIAs e RIMAs. Minimização e compensação das perdas. Conflitos e negociação na avaliação dos impactos e nos estabelecimentos de compensações. A construção social do meio ambiente e dos impactos ambientais. Distribuição de custos e benefícios do projeto.

ST08 - Questões fundiárias antes e depois das barragens.
Coordenação:  Rosa Acevedo Marin (NAEA/UFPA), Alfredo Wagner de Almeida – UFAM e Anthony Oliver Smith (University of Flórida/EUA)

Acesse a programação de apresentação de trabalhos

Estrutura fundiária da área atingida pela barragem. Diferentes formas de tratamento dispensadas aos atingidos pelas agências encarregadas da construção e da operação das barragens. Política indenizatória. Valorização da terra situada na borda do lago, resultando na expulsão da população não atingida e na concentração da propriedade fundiária no seu entorno.

ST09 - Transnacionalização de conflitos em torno da água: examinando barragens, transposições e outras obras.
Coordenação:  Edna Castro (NAEA-UFPA) e Gisela Aquino Pires do Rio (UFRJ)

Acesse a programação de apresentação de trabalhos

Intervenções transnacionais sobre novas formas de apropriação dos recursos hídricos e os processos políticos que emergem nesse contexto. Áreas de fronteira política e  interações  interiores em países latinoamericanos num contexto de globalização.

V Encontro da ANPPAS - outubro de 2010 - Florianópolis-SC --- Seja Benvindo!!
  O Evento | Grupos Temáticos | Mesas Redondas | Conferências | Lançamento de Livros | Submissão de Trabalhos | Fale Conosco